Nome : Luiz Fernandes Neto Idade : 18 anos
Você ja participou da Banda Marcial em quatro temporadas. Qual foi a melhor ?
A melhor foi a de 2009, por que minha volta à banda e foi um ano de muita superaração.
Quantos instrumentos você ja tocou ?
Já passei por 3 instrumentos. os quais foram Surdo, Caixa de guerra e atualmente tou no Tarol.
Qual você tem mais habilidade ?
O Tarol é o instrumento que tenho mais desempenho.
Qual a banda do RN que vc mais adimira ?
A banda de Afonso Bezerra é que vem se apresentando muito bem. considero uma das melhores do RN.
O seu estilo é filarmonica, marcial ou fanfarra ?
Atualmente o estilo que a marcial vem apresentando é fanfarra.
Todos os componentes da banda tem afinidade com você ? e você tem por eles ?
Tenho adimiração por todos componentes da Marcial, todos somos muito amigos.
Sabemos que é a quinta sede improvisada que Banda Marcial possui. Você acha que ta na hora da banda ter sua propria sede ?
Sim, a banda faz parte da história da cidade e merecia ser bem valorizada.
A banda Marcial está teno ensaios aleatorios na ruas porque pela quarta vez a um pedido, foi proibido de fazer seu trabalho no Francisco de Oliveira, você adimite esse erro ?
Não por que o Francisco de Oliveira era o único que a banda tinha.
Portanto a banda está perdendo muitos componentes por esse motivo, que solução para ter a carta branca para ensaiar no Francisco de Oliveira?
Procurar os orgãos responsaveis e explicar toda a cituação pra ver se liberam o local.
O grupo gostou da sua paricipação no arrepique e pedio pra você continuar. e aê ?
sei não, vou pensar no caso. Tô em fase de testes...kkk'.
O que é Deus pra você ?
Tudo, é da onde vem minha vontade de viver.
E a familia ?
A minha familia é o meu alicerce, onde eu tenho muito orgulho.
Uma frase para os jovens ?
curtam a vida mais sempre seguindo um caminho tranquilo, sem drogas um dos principais exemplos.
O que falta para a banda ter mais respeito dentro da cidade ?
mais objetivo dos componentes em fazer o melhor pra banda, e responsabilidade para que se torne bem valorizada em nosso municipio.
Qual sua expectativa para 2011?
São as melhores, desejo que ocorra tudo bem, e que tenha muitas apresentações, para que a banda possa mostrar o seu melhor.
As vezes da uma vontade a nós da organização de desistir do trabalho da banda por falta de respeito. você senti isso também ?
sinto, mas temos que encarar como um desafio e tentar fazer nosso melhor para fazer da Banda Marcial uma das melhores.
Nome: Weslândia Priscila da Silva Ferreira Idade: 15 anos
Quantos instrumentos você já tocou? qual o que você tem mais habilidade ?
3 instrumentos. O instrumento que eu tive mais habilidade foi os pratos.
Você já participou de mais de 30 desfiles, pra você qual foi o melhor e o pior ?
O melhor foi em Assú no dia 15 de Outubro de 2010 e o pior foi em Ipanguaçu no desfile da padroeira da cidade no dia 20 de Dezembro as 03:00 hs da tarde.
Onde você gostaria de tocar ?
Macau
O que você mais gosta na Banda Marcial ? reuniões, ensaios ou desfiles ? e por que ?
Gosto dos 03, mais prefiro ensaios porque agente aprende a ter postura e como se comportar na banda e os desfiles porque o componente sente o prazer de tocar.
Como integrante, qual o seu defeito na banda ?
Quando eu me extreso não consigo tocar bem.
Qual a sua qualidade ?
Gosto de prestar atenção ao repertório para não errar no desfile.
Na sua opinião, quais são os componentes que mais sabem tocar ?
Marquinhos, Wanderson, Roalyson e Eliezer.
Você sabe que os componentes devem está preparados para qualquer desfile a trocar de instrumentos. qual sua opinião sobre isso ?
Exatamente o componente tem o direito de testar todos instrumentos, e quando for preciso no desfile tocar qualquer um.
O que você achou da banda nesses 02 anos que você participou ?
Apesar das dificuldades e as vezes algumas discórdias, a banda está excelente.
O que falta para a banda melhorar ?
Os componentes ter mais responsabilidade, humildade e disciplina e amar a banda.
em 2011, como devemos continuar ?
Que a banda continue com a mesma base e com mais desfiles pela região e que o grupo aprenda a respeitar essa banda de tradição.
Nome: Francisco das chagas Nunes de Brito Fundação académica: Economista devidamente registrado na Coregon sob o n° 1.502-4, da 19° Região; pós-graduação em psicopedagogia, e actualmente estou no 10° período de direito, concluindo uma nova formação.
Qual sua função na banda marcial e desde quando vem no comando da mesma ?
Sou coordenador da Banda Marcial e já estou nessa função desde o ano 1983, ressaltando que no primeiro ano da sua formação, esta era coordenada pelas pessoas de José Alberto e Manoel Pedro de Pendências, mas, mesmo neste período, eu já os auxiliava.
A Banda Marcial foi fundada em 1983, então desde o inicio que você acompanha, como se explica então, o segredo para se conseguir este recorde sem se desgastar perante os vários componentes que já passaram por ela ?
O segredo se encontra na maneira como eu a conduzo, ou seja, procuro de maneira clara e objetiva mostrar autoridade, sem, contudo, ser autoritário, e, ma medida do possível, passo para os meus componentes q o simples fato deles tocarem na banda, eles já são, indirectamente, o centro das atenções, e desta forma, não aceito que haja estrelismo por parte de qualquer um dos componentes da banda, e gosto de enfatizar que nossa Banda Marcial é um conjunto, onde cada um desempenha um papel fundamental, e todos fazendo a sua parte, aí sim teremos o resultado que desejamos.
Qual foi a melhor formação da Banda Marcial pra você: a dos anos 80, a dos anos 90 ou a dos anos 2000 e porque?
Realmente eu não tenho duvidas de que a cada década em que a banda ia passando ela tinha um que todo especial. Na década de 80 foi a ousadia de iniciarmos uma banda, visto que naquela época quem triunfava era a Banda Marcial exatamente com 18 componentes, e nesta época, o maior destaque da banda era os instrumentos de sopro. Na época seguinte conseguimos aprimorar mais as nossas habilidades e aumentamos para um total de 32 instrumentos, mas, sem sombra de dúvidas, a década de 2000 foi o nosso apogeu, ou seja, onde passamos fomos elogiados, chegando inclusive a ser considerada a melhor banda marcial em instrumentos de pele na cidade de Assu, e neste período conseguimos atingir o numero máximo de 63 componentes, e de onde passávamos éramos elogiados, chegando inclusive a tocar no desfile de Mossoró, e lá poder se apresentar de igual para igual com as bandas: IPI de Assu, Dom Bosco e Diocesano de Mossoró, além de outras cujo nome agora não me recordo. Detalhe: este desfile foi no antigo largo do Jumbo em Mossoró.
O grupo desse ano sentiu sua falta, mas depois você retornou e logo se adaptou à turma. Qual o segredo dessa união?
O segredo é como eu falei antes, é a pessoa se adequar a realidade em que está coordenando, ou seja, se estamos trabalhando comum publico infanto/juvenil, como é nosso caso, com rarisimas exceções para algum(uma) componente(s) de mais idade, eu sempre procuro trata-los de igual, pois tenho certeza de que nada adiantaria se eu tentasse manter uma comunicação com um publico desta faixa étaria de idade, se eu procurasse falar com eles normalmente falo com as demais pessoas, quando estou participando de audiências, ou até mesmo quando estou na academia com os meus colegas de aula ou os meus professores. O segredo do bom entrosamento é falar a língua do público em que estamos fazendo parte, e neste caso, é mais fácil eu me adaptar a eles do que eles à mim.
O tempo foi pouco para um bonito trabalho seu e de de todo grupo? Como você explica isso?
infelizmente vivemos em Alto do Rodrigues, e como tal essa cidade não poderia ser diferente das demais e desta forma, sou conhecedor que ivanaldo começou a de movimentar desde o mês de Abril, e como cheguei bem depois, realmente o tempo foi muito ingrato, tanto pra mim, quanto para o restante da banda. Mas graças a Deus e a ajuda de vários componentes da banda cujos nomes não vou citar para não cometer a infelicidade de esquecer de algum(uma), nós conseguimos elevar o número de 32 componentes para um quantitativo bem maior, e apesar de termos trabalhado com um publico de pouca idade, isso também dificultou um pouco, mas as dificuldades acredito que são apenas provações que deveremos passar e no futuro conseguirmos o que queremos.
Quantos componentes tinham quando você voltou esse ano para o comando da Banda Marcial? e quantos desfilaram no dia 07 e Setembro?
Quando eu retornei pra banda estava com 32 componentes, aí fomos aos poucos recuperando um instrumento aqui, e outro ali até chegarmos no que queríamos, que era atingir o número de 50 componentes, e conseguirmos sair no dia 07 com esse número.
Quantos dobrados vocês possuem possuem para marchar e quantos dobrados de apresentações?
No geral, nós contamos com 31(trinta e um) dobrados para serem apresentados no decorrer do desfile, sendo 20(vinte) dobrados para o desfile normal e 11(onze) dobrados para apresentações, com o número, nós tempos perfeitas condições de realizarmos um desfile sem repetir um dobrado sequer, durante todo o percurso.
Você (Titico), Teófelo, Assis, Ivanaldo e Lenilda, são as pessoas que mais participaram de desfiles pela Banda Marcial. Prá você, qual foi o melhor desfile?Como já disse antes, a cada desfile que participo tenho um carinho todo especial, mas, dentre todos, acredito que o que mais me marcou foi um realizado no aniversário de Assu, cujo ano não me recordo, e ao entrarmos na rua Anfiteatro (buraco do prefeito) a banda toda parou, e Júnior de Sônia, deu um show de tarol sozinho, e, em seguida a banda toda continuou a tocar com a maior naturalidade possível, e foi justamente neste desfile que fomos considerados a melhor banda de instrumentos de pele, entre todas que ali estavam, e ali também estava presente o Governador do Estado, que depois enviou prá prefeitura de Alto do Rodrigues um cartão parabenizando Banda Marcial pela bela apresentação.
A Banda Marcial montou 31 musicas, sendo 20 para o desfile cívico e 11 para apresentações. Isso foi difícil pra você?
Na verdade, isso foi muito difícil, foi um desafio muito grande para toda a banda, uma vez são poucos nossos componentes que estudam musica, nossos instrumentos,em sua maioria não são apropriados para tocar musicas, além de que tivemos que adequar a qualidade musical dos instrumentos de notas comas cornetas, onde as notas são feitas na própria boca, sem falar que nossos instrumentos de pele fazem bastante barulho, o que cobre totalmente a melodia tirada pelos instrumentos de sopro. E quando tocando ao mesmo tempo, ainda tínhamos que ficar policiando os componentes dos instrumentos de pele para tocar baixo, para que desta forma, nós pudéssemos ouvir o som dos instrumentos de sopro.
Na avenida, você gostou do desempenho da Banda Marcial?
Gostei e muito, principalmente se levarmos a média de idade dos nossos componentes que chega a atingir 15 anos aproximadamente, e sabermos que ali estávamos competindo com proficionais como é o caso da Filarmónica de Pendências e de Afonso Bezerra, e com a fanfarra dos Desbravadores que contam com muitos patrocinadores, e possuem uma caracteristica diferenciada, dada a sua rigidez e filosofia religiosa. Acredito que nossa banda, apesar dos pesares, não deixou nada a desejar.
E na apresentação da banda em 08 minutos, esta saiu com você esperava, ou não?
Realmente a nossa apresentação saiu como eu esperava. É lógico que poderia ter sido bem melhor, pois na minha concepção, a medida em que vamos se apresentando, nossa tendência é melhorar. Entretanto, estou bastante satisfeito pois em todos ensaios nós cronometramos o tempo em 10 minutos, e não descumprimos de forma alguma, nem nos ensaios e muito menos no dia 07 de Setembro, pois passei para os meus componentes que ali se tratava de um desfile cívico, e não de uma competição de bandas. Daí a razão de se fazer uma apresentação simples, objetiva e que não vinhese a desagradar as demais bandas que ali estavam, bem como as pessoas que nos assistiam.
Quais foram os instrumentos que você teve mais dificuldades em adequá-los à banda: foram os taróis? os arrepiques ou instrumentos de sopro?
A maior dificudade foi justamente fazer com que os instrumentos de pele, no caso taróis e caixas de guerra conseguissem uma perfeita sintonia com os arrepiques, e estes tocassem baixo para que os instrumentos de sopro podesem se destacar, pois no calor do desfile, cada componente dar o melhor de si, e nem sempre conseguem se policiar em tocar baixo. Essa foi nossa maior dificuldade.
O que falta para melhorar de fundamento da Banda Marcial, no aspecto musical?
Nossa banda tem uma fundação musical de tocar de ouvido, entretanto, se conseguirmos mais instrumentos de sopro, e aliados a este, uma pessoa que ensine música através de partituras e cifras, com certeza nossa banda deixará muitas outras atormentadas, pois mesmo não tendo uma formação musical agente conseguiu apresentar 31 dobrados, imagine se tivessemos auxílio de um maestro durante todos os ensaios ai sim nós seriamos verdadeiramente uma fanfarra, e não somente nome, como existe(m) outra(s) por aí.
Quem fez a diferença e quais foram os destaques da Banda Marcial?
Inicialmente, à titulo de destaque quero enfatizar a nossa comisão de frente ou porta-bandeiras, como queiram chamar, pois nossa banda conseguiu juntar em 04 jovens: os seguintes predicativos: beleza, elegância, dedicação para com a banda e seriedade duranete todos os desfiles. E por fim, mas não menos importante, quro também destacar toda a Banda Marcial, pois eles foram os verdadeiros querreiros nesta batalha , onde nem sempre contamos com o apoio que merecíamos, a vocês recebam, pois, todo o meu repeito, a minha admiração e a minha palavra de incentivo.
Quais as espectativas pro ano de 2011, com relação a Banda Marcial?
Eu espero que as pessoas olhem com um olhar para a nossa banda, pois somos detendores de uma tradição de 27 ano, e quem tem esse tempo de desfile não precisa copiar nada de outras banda, mais sim criar dobrados, como é o nosso caso, e o ato de copiar dobrados das outras bandas é próprio para as que estão começando. Desta forma, acredito que não há nada mais desgastante de que fazermos um trabalho voluntário como é o caso dos que compõem a nossa banda, e no final, não receber sequer um elogio, quando bem sabemos que outars que também são dignasde elogios, as tem e muitas vezes, muito mais do que merecem. Se tudo correr como eu estou prevendo, teremos muitas surpresas para o ano vindouro, e que as surpresas serão as melhores com certeza. É esperar pra ver.
Nome: Júlia Ribeiro Idade: 15 anos Função: Porta-bandeira
Você faz 08 meses que está na banda e já atuou em 06 desfiles. O que você achou desse pouco tempo tendo muitas apresentações ?
Eu achei ótimo, está lá na frente é o máximo!
Como foi sua chegada na banda ?
Foi um pouco inesperada, pois eu nem esperava entrar tão rápido assim.
Você já vez desfilou ao lado de Bárbara, Bruna e Nagylla. Agora com Pêdra e Judilania. Já si adaptou ou está sentindo dificuldade com suas novas colegas de banda ?
Eu já me adaptei, foi até fácil com elas me apoiando.
A banda tem 27 anos e por ela já passou varias moças elegantes, bonitas e educadas sendo porta-bandeiras. você acha que pode entrar na história da banda junto com essas ex-integrantes ?
Eu acho que sim. não é mim gabando não, mas, pra mim, eu sou quase tudo isso.
Você tem afinidade com os integrantes a banda ?
Por quase todos sim.
Você tem vontade de tocar algum instrumento ou pretende continuar sendo porta-bandeira ?
Eu pretendo continuar sendo porta-bandeira, pois foi por isso que me apaixonei mais.
Qual sua expectativa para o dia 07 de Setembro ?
Eu acho que agente vai fechar, pois nós da bana marcial temos muita determinação.
Que frase você escreveria numa camisa ?
As pessoas que amamos nunca morrem, apenas partem antes de nós.
De quê você acha que a banda precisa para melhorar seu trabalho ?
Ter as vezes mais organização.
nome: Ayrton da Silva Cabral Idade: 17 anos Instrumento: surdo e corneta
filosofia: "olhe o mundo com a coragem do cego, entenda as palavras com a atenção do surdo, fale com a mão e com os olhos, como fazem os mudos!"
Como foi sua chegada a Banda?
um convite de um amigo
Você já tocou quantos instrumentos?
2
Qual sua expectativa pro dia 7 de Setembro ?
ótima, espero que saia tudo bem como nos últimos desfiles
A banda tem 27 anos e por ela já passou vários componentes feras. Você acha que pode entrar na historia da banda onde estão esses ex-integrantes?
sim, desejo passar um bom tempo na banda pegando conhecimento de musicas instrumentos e etc..
Quantos desfiles você participou? em que ano você entrou? e qual foi o desfile que você mais gostou ?
tenho 4 desfiles, entrei nesse ano de 2010 e o desfile que mais gostei foi em Ipanguaçu no mês de Abril.
A Banda Marcial iniciou o movimento "marchas cívicas" no Vale do Assú nos anos 70 junto com o Diocesano e outras bandas e ela ainda permanece forte na midia até hoje. Como você se sente vivendo a continuação dessa historia ?
to feliz por fazer parte de uma banda que é admirada por varias cidades do vale e de estar aprendendo com otimos músicos que fazem parte da banda.